sexta-feira, julho 18, 2008

Nas asas da fénix: um dia em Varsóvia

Acordo tarde. São 9h50 e o Dave já está impacientemente à minha espera! Tomo banho e arrumo a mala, que hoje também é dia de ir embora. Descemos a tempo de conseguir um pequeno-almoço medíocre. Já estamos atrasados que a menina quer "fechar a loja".

Vamos para a velha cidade e fazemos aquilo que todos os turistas fazem. Visitamos o Castelo Real. Nós, que temos castelos mediavais, diríamos que aquela preciosidade é só um palácio... e que palácio! A resistência conseguir manter muitas das obras de arte do seu palácio real ao abrigo da guerra e dos nazis. É assim que hoje pudemos apreciar séculos da rica história polaca.
Percorremos os restantes "pontos-quentes" e contemplámos a monumental escultura de homenagem aos homens e mulheres que preconizaram a Revolta de Varsóvia. Vale a pena ler um pouco sobre o assunto.

Depois almoçámos no restaurante "Zapiecek", numa das ruelas da velha cidade. Eu desfrutei de uma costeleta "Zapiecek" recheada de cogumelos, acompanhada de batatas polacas e uma cerveja. Apreciamos as vistas até perto das 14h30.
Posto o repasto, aproximava-se o momento da despedida. O comboio partiria às 16h30 e ainda tinha de me deslocar para a zona oriental da cidade, onde fica a estação leste de Varsóvia, a Wschodnia.
Regressámos ao hostel e recuperei a mochila. Comprei bilhetes para o eléctrico e autocarro e despedi-me do Dave, mais um daqueles seres humanos maravilhosos que temos oportunidade de conhecer pelos caminhos deste planeta. (Dave, if you're having trouble with the translation, I'm just saying here that you're a big pain in the ass, mate!! :o) )

Cheguei a estação sem saber bem que horas eram. Pensava ter cerca de uma hora até à partida. Procurei uma "máquina bagageira" e desfiz-me da mala para ir mais à vontade ao supermercado abastecer-me. Ao sair da estação, lembrei-me de olhar para o relógio do placard de partidas... tive um arrepio frio: são 16h25.
Só tive tempo de correr para a máquina, extrair a mochila e "sprintar" para o cais de onde estava prestes a partir o "Polonez", o comboio que faz a ligação a Moscovo.
No meu compartimento, haviam duas camas. Sentado junto da janela estava um homem caucasiano, aparentando cerca de trinta anos, que imediatamente me fintou com um olhar desconfiado. O seu nome, Oleg...

<< anterior seguinte >>

(ps: ainda não tenho fotos online do ultimo dia em Varsóvia. Um grande abraço a todos os que me tem, de uma forma ou outra, deixado votos de boa viagem. Felizmente tenho tido sorte. As minhas viagens são sempre boas... mesmo quando nas raras vezes em que alguma coisa corre mal: tudo se compõe!)

3 comentários:

Anónimo disse...

Boas..... não te tenho apanhado on-line.....mas tenho lido que andas bem.... boa continuação

Um Abraço

Carlos Azevedo disse...

Obrigado pelos momentos que passo aqui deliciado com as tuas descrições..... continua a boa viagem!

abrs

Anónimo disse...

Nihao péng yǒu,
vejo que está tudo bem contigo e que estás a realizar um grande sonho!
É a coragem que marca a diferença dos que vivem a vida!

Obrigado por transmitires mais uma experiência e a adrenalina com que a tás a viver!!!

Vou continuar atento ao desenrolar da aventura.

延续了良好的旅行!

abraço!