sexta-feira, maio 13, 2005

Dia 9: Pelas encostas do Mont Blanc

Acordei contrariado, como é costume, mas o calor na tenda deixada adivinhar uma manhã radiante lá fora. Saltei num àpice para a rua só para me dislumbrar com o cenário idílico prometido pela anfitriã na noite anterior. Mas que vista!
Alvorada no vale de Chamonix



Às 9:00 já estava a caminho do "cable car" que me levaria até uns inéditos 3804m de altitude: Auguille de Midi.
Auguille de Midi

A panorâmica dali é indiscritível. Aos pés do Mont Blanc, com vista privilegiada sobre a cadeia alpina, facilmente se esquecem os 35€ da boleia para o local!
Eu...

...e o Mont Blanc

Fiquei por lá umas boas 3h e tal, entre fotos e bolas de neve, tempo mais que suficiente para apanhar o primeiro escaldão de alta montanha.
Picos alpinos

Devo confessar que começo a ficar chateado com os tais dos asiáticos. Quais abutres, munidos de máquinas fotográficas e camaras de filmar, não hesitam em atropelar seja quem for na sua ânsia incontrolável por chegar primeiro e posar para a foto. Isso até talvez compreenda e tolere, afinal não deverão retornar, mas os "ruídos honomatopeicos" que emitem de espanto, surpresa ou medo, isso é que me esgota a paciência! Se alguém não passou por esta experiência, é porque nunca esteve fechado num teleférico lotado, com 40 japoneses idosos durante 20m, numa das ascensões mais espectaculares e, por instantes, talvez assustadoras a alta montanha. Inrepetível...espero.
Pássaros "Alpinistas"

Pelas 13:00 decidi descer, já sem japoneses à vista, e seguir até outro local espantoso: Mer de Glace.
Mer de Glace

Vale de Chamonix

Após subir no electrico até Montenvert, a 1900 e tal metros, seguiu-se uma descida curta de teleférico (mais umas centenas de degraus de escada) até ao "leito" do glaciar.
Junto ao glaciar

Trata-se de um autêntico rio de gelo, com 14km de comprimento e cerca de 400m de largura no local visitado, com grutas escavadas pelos locais (cria-se mais uma atraccao turistica=$$$).
Grutas no glaciar

Interessante quanto baste para valer a deslocação. Afinal não é todos os dias que penetramos num glaciar!
De regresso ao camping, a chuva fez mais uma aparição. É impressionante a rapidez com que o tempo muda por estas bandas! De céu limpo e solarengo a completamente carregado e chuvoso em menos de 20m. Nao admira que seja a principal preocupação do alpinista.
O serão terminou em jeito de "até breve" a estas paragens.

<< anterior próximo >>