segunda-feira, maio 16, 2005

Dia 12: Da Riviera a Carcassonne

Alvorada às 10:00. Fim da melhor noite de sono até ao momento. Rapidamente abandonei a "Holanda" (eram a grande maioria) e puz-me a caminho de Saint Tropez. Foi o cabo dos trabalhos para lá chegar. A ùnica estrada de acesso estava, como já esperava, completamente entupida nos dois sentidos! A fila atingia claramente os 10km! Lá fui seguindo a custo pela linha central, com paragem numa boulangerie para comprar pão fresco. Hummm!
Esta pequena vila vive em torno do porto. Não consigo imaginar como consegue albergar tanto trânsito.
A segunda é dia de mercado em praticamente todas as vilas e aqui não fugia à regra. Uma "visita" rapida pelas ruas apertadas e porto lotado de iates de luxo e não consegui perceber o que atrai tanta gente a este local. Não deixa de ter o seu encanto, mas com as ofuscantes Cannes e Mónaco ali ao lado, a beleza relativa é inferior. Talvez venham em busca do fantasma da Brigitte Bardot...
Rápidamente retornei a oeste, próximo à linha costeira, até Toulon e depois enveredei por caminhos mais discretos até aos arrabaldes de Marselha. Não senti qualquer tentação em "reconhecer" esta cidade. Segundo me tem constado não há lá nada para mim e a vontade de progredir fez-me evitar entrar na metrópole congestionada...
Segui sem olhar para os lados até Montpellier. Não fiz caso da cidade e atravessei-a num piscar de olhos. O meu destino já estava traçado e o tempo esgotava-se depressa.
Pelas 18:30 e quase 500km depois alcancei, finalmente, Carcassonne! As muralhas do castelo, La Cité, são realmente bonitas e o restauro efectuado preservou a sua genuínidade. Com o espirito adequado, o efeito de "máquina do tempo" faz-nos regressar à idade mediaval.
Já com a casa montada, fui até à vila baixa (fora das muralhas) em busca de jantar. Optei por uma refeição tipicamente francesa: McNuggets...
Amanhã aguardam-me menos de 200km até Andorra, pelo que aproveitarei a manhã para dar mais atenção a La Cité e aos seus recantos pedonais.

<< anterior próximo >>