domingo, maio 08, 2005

Dia 4: De Le Mans a Omaha Beach

Levantei-me cedinho (eram 8:30). O guarda do parque já estava presente e a par do ocorrido. Apressei-me a "legalizar" a minha situação. Durante a amena cavaqueira, surpreendeu-me com algumas palavras em português. Acabou por revelar que tinha uma "amiga" em Gaia e que já tinha estado várias vezes em Portugal. Pelo brilhozinho nos olhos, diria que a sua relação teria estravazado largamente a amizade. Bom para a reputação do nosso cantinho!
Após pagar a dívida, cerca de 3€(!! recomendo: 47º49'52''N 0º16'26''E), arrumei o material e apressei-me a dar continuidade ao trajecto planeado no dia anterior. Os pouco mais de 200km que me separavam de Bayeux "voaram" em cerca de 3 horas, sempre por estradas pitorescas, campos verdejantes e vilas bucólicas.
Vila na Normândia

Rua pitoresca na Normândia

Pouco depois das 13:00 ja estava em frente do Camping Municipal. Como constactei que a recepção só abria às 18:00, decidi dar início a um dos muitos "principais objectivos" desta aventura (como se fosse preciso algum...): conhecer um dos dias mais marcante da história universal: o dia D.
Iniciei a minha "reeducação" no ponto crucial da invasão. Arromanches.
Perspectiva de Arromanches

Mais conhecida na História por Port Winston, foi cenário para a instalação de um dos dois portos pré-fabricados por onde desembarcou toda a logística e armamento pesado das tropas aliadas, sem os quais o sucesso não teria sido possível.
Peça do porto

Uma visita ao Musee de Debarquement revela-nos uma autentica jóia da engenharia. Impressionante...e foi há 61 anos!
Praia de Aromanches

Após passeio pela praia, tracei rota para outro local carismático da invasão: Omaha Beach.
Nesta praia, local de desembarque das tropas norte-americanas, deu-se o combate mais sangrento da invasão, retratado já inúmeras vezes na tela em filmes como "Saving Private Ryan", o meu preferido. Todo o local e uma lição viva de História e reverência. Da praia avista-se o "camping Omaha Beach". Decidi ficar por cá 2 noites, acampado no local onde, ha 60 anos, milhares de homens deram a vida pela liberdade de todos nós.
Camping Omaha Beach

É com humildade e respeito que caminho no longo areal desta praia, testemunha da "Suicide wave", como ficou conhecida a primeria vaga da invasão. É tenebroso pensar naquilo que mentes humanas fizeram há apenas 60 e poucos anos atrás... Gostaria que todos os seres humanos "vivessem" estas memórias e locais para que a História, desta vez, não se repita.
Blindado norte-americano

Montei a habitação e fui até Bayeux em busca de mantimentos. Com tudo fechado (até o Lidl...) acabei a comer um McChicken.
Regressei a Omaha Beach. Mais um passeio na praia, agora praticamente deserta, e trilhei caminho para a cama!

<< anterior próximo >>