quarta-feira, maio 11, 2005

Dia 7: Pelas avenidas de Paris

Objectivo do dia: desbravar Paris! Comecei bem cedo, pelas 10:00, e mandei-me de cabeça para o caos matinal das principais vias da cidade. Após uma tentativa de visita ao posto de turismo principal (encerrado para obras) resolvi fazer a coisa a moda antiga: cirandar pelas avenidas e parar para ver o que me fosse enchendo o olho.Comecei por Notre Damme.
Catedral de Notre Damme



Catedral belíssima, riquíssima e a abarrotar de japoneses, chineses e demais asiáticos.
Entrada

Não fora o coro que entoava cantigos celestiais e o cenário divinal e até diria que me tinha equivocado e o monumento não era um local de culto, meditação e fé.
Pormenor de Notre Damme

Seguiu-se o incomparável Louvre já por volta da hora de almoço. Fiz uma visita muito rápida (cerca de 2h) por 2 motivos: primeiro, porque queria visitar outros locais e, segundo, porque este museu (talvez o melhor do mundo, em espaço e conteúdo) tem mais para ver do que alguem são conseguiria num mês!
Tectos no Louvre



A pirâmide de vidro

Limitei-me, portanto, a apreciar as maiores obras ali presentes, como "o escriba" egipcio ou as pinturas renascentistas, com particular destaque para a "Mona Lisa" (eu e mais 300 abutres...vá-se lá saber porquê!), e vagabundear aleatóriamente pelas restantes alas do Louvre.
A célebre "Mona Lisa"

Acabei por sair à pressa, com uma fome dos diabos, e num àpice puz-me nos Champs Elisees para devorar mais um McChicken na esplanada virado à Place Charles de Gaulle. Com o Arco do Triunfo a "piscar-me o olho" durante o repasto, foi mesmo eleito o destino seguinte!
Arco do Triunfo

A intenção era subir ao topo, e vislumbrar as 12 avenidas que ali começam, mas os 7€ que pedem para subir mais de 200 degraus à pata até uma altitude de apenas 50 e poucos metros já achei roubo! E descarado, covenhamos. A excitação "turistica" induz-nos ao pagamento de quantias significativas para obter experiências que, por vezes, julgamos ùnicas...mas há limites! Quer dizer, para subir os 272m da Torre Eiffel, de elevador, não custaram tanto e a panorâmica e incomparavelmente superior. Para entrar no Louvre 6€ bastam e temos da melhor arte que existe no mundo à nossa frente! O meu limite foram os 7€ neste caso...
Acabei o resto do dia a fazer um "moto site seeing tour", à moda nómada!

<< anterior próximo >>