terça-feira, maio 10, 2005

Dia 6: De Omaha Beach a Paris

Alvorada pelas 9:30! Arrumada a tralha, larguei ferro mais uma vez. O destino era a Cidade Luz: Paris!
Como não podia deixar de ser, desbravei o caminho pelas secundárias, quase em linha recta. É só vantagens: poupo a moto, poupo gasolina, não tem portagens...em suma, poupo dinheiro e ainda aprecio a paisagem e atravesso aldeias e vilas pitorescas que de outra forma não vislumbraria.
Cheguei aos arrabaldes da cidade grande já passava das 14:30. Percorri de seguida os intermináveis túneis rodoviários que dão acesso ao coração da França: magníficos!...apesar do GPS ganir. Quando vi a "Luz" já estava bem situado. Mais 10m e cheguei ao acampamento onde não demorei mais de 40m para me instalar. Estava em pulgas para "verdascar" em Paris e comecei, como qualquer bom "turista", pela Torre Eiffel.
Torre Eiffel

Após tirar as panorâmicas do costume e localizar os marcos turísticos a espiolhar, decidi embrenhar-me na vida da cidade, sem destino ou rota definido, e o momento nao podia ser melhor: hora de ponta!
Place de la Concorde

Perspectiva do Louvre

Perspectiva de Notre Damme

Perspectiva da Place Charles de Gaulle

Armei-me em "maria-vai-com-as-outras" e passei mais de uma hora a serpentear pelas majestosas avenidas, ora dum lado do Seinne ora doutro, com uma boa duzia de voltas ao Arco do Triunfo e desfile nos Campos Elísios! Mas que experiência fenomenal! Indescritível! Encontrei a "EuroDisney" em plena hora de ponta numa das maiores cidades do mundo! Ha poucas regras para cumprir e basicamente resumem-se ao "não bater" e "tentar respeitar os semáforos". De resto, é o "salve-se quem puder" que regula as prioridades, vias ou sentidos de trânsito! A minha inexperiência de conduções noutros países fez com que, até perceber o que se passava, a surpresa desse lugar a gargalhada e durante uns bons kms imperasse a estupefacção com o que me rodeava. Como "quem vai a Roma, deve-se comportar como romano" nao tardou muito a que entrasse no ritmo frenético do trânsito e me engrupasse nos autênticos enxames de scooters e motos que se enfiltram pelas filas desordenadas (não há linhas no chão) e tomam lugar na "Pole" à espera do verde!
A rotunda do Arco do Triumfo é uma autêntica selva! Concentrando 12 avenidas em cerca de 6 faixas de largura (digo cerca pois não há linhas no chão), sem semáforos e sem prioridades, é uma verdadeira aventura entrar ou sair dali! Até em sentido contrário eu vi andarem! Imperdível para quem venha a conduzir em Paris...e nós que nos queixamos de Lisboa! Que antagonia com o resto do pais!
Regresso a tenda para a janta e dou de caras com um grupo de "travestis" em filmagens no espaço onde eu decidi acampar! Não me fiz esquisito e ninguem se ralou com a minha discreta presença. Siga massa com almondegas e amanhã há mais!

<< anterior próximo >>