domingo, agosto 28, 2005

Dia 5: De Merzouga a Zagora

Acordei antes do nascer do dia, deveriam ser umas 5:00 da manhã. Meio acampamento já havia "trepado" pela grande duna para assistir ao espectáculo do nascer do Sol.
Terá talvez os seus 150m de altura? Apressámo-nos a saltar para a duna e desatámos a "esgatanhar" pela encosta acima...
melhor dito que feito! Subir aquilo não é brincadeira de crianças!... Acabámos por assistir ao nascer do sol ainda a meio da duna e, sensatamente, decidimos já não haver motivos para acabar a escalada :P "Siga a correr por aqui abaixo? Siga!!!"

Após isto, era hora de beber mais um chá e preparar para o regresso! Coloquei as Zega no 4X4 na esperança de ainda me divertir um bocado pelas dunas et voilá: que diferença! Nem parecia a mesma moto que me tinha esgotado na noite anterior :P
Foi com bastante facilidade que cruzámos as dunas de regresso, mais compactas a esta hora da manhã. Como o deserto cobra sempre o seu preço, coube ao 4x4 a tarefa de o pagar: atascou-se quase na última duna!

Foi necessária mais de hora e meia para o tirar dali, entre macaco pneumático, pás, pranchas... e 10 mãos hábeis a escavar :)
Após o "divertimento" matinal rumámos ao Albergue Tombouctou onde os passageiros do 4X4 já tinha chegado nos camelos.
A ideia era apanhar a pista entre Merzouga e Zagora mas os guias do Xaluca desaconselharam-nos, dizendo que a primeira parte da pista estava em muito mau estado para ser feita com o 4X4. Infelizmente, parecia sensato evitá-la... ainda mais quando o 4X4 parecia demasiado carregado até para fazer uma estrada de alcatrão :S
Sugeriram que fizéssemos o percurso até Alnif por alfasto e apanhássemos lá a pista até Zagora, esta em melhor estado. Aceitámos a sugestão e partimos.
Alguns kilómetros após Er Rissani, na estrada para Alnif: "PFFFFFF"...pára o jipe!
Mais um contratempo, o pneu do jipe perdia ar a um tal ritmo que sugeria rasgo(e não apenas furo) no pneu.

Após desmontar a roda, descobriu-se uma chapa achatada cravada no pneu, com cerca de 4cm de largura...
Ao montar o sobressalente em esforço (ingenuidade), a porca moeu um dos 6 pernes e não foi mais possível colocá-la. Não era grave....ainda tinha 5.
Não arriscámos a prosseguir sem sobressalente e regressámos a Er-Rissani para tentar resolver ali o problema. Foi na "Goodyear" que encotrámos o necessário para a reparação. Após desmontar o pneu da jante, inspeccionou-se o objecto perfurante mais em detalhe: era a lâmina de uma faca, com uns bons 10cm de comprimento, que se tinha "enterrado"... só não suspeitámos de "mão criminosa" :) porque foi perfeitamente audível, para quem ia no 4X4, o momento em que a lâmina perfurou o pneu.
Após meia hora lá se resolveu o problema e prosseguimos viagem novamente.
Com isto tudo, alcançámos Alnif já passavam das 16:00 e a malta no jipe já não estava com muita vontade de fazer pistas... tive de me conformar e prosseguimos por asfalto até Tazzarine. Aqui tornei a pressionar o pessoal para seguirmos para sul por pista até Zagora... não havia mesmo vontade :(
O receio que tinham de serem apanhados pela noite a meio da pista, obrigou-nos a prosseguir viagem por asfalto até Zagora - via Tansikht...
Chegámos a Zagora por volta das 19:30 e optámos pelo Camping "L'Oasis Enchantée" à entrada da cidade. Fomos até lá comprar àgua e, invariavelmente, a multidão reuniu-se...
Entre os presentes estava um mecânico que se viria a revelar útil para o meu colega do jipe. Fomos até à sua oficina beber um chá e conhecer os irmãos, todos mecânicos!
Ele especialista em Land Rover, o irmão mais velho em "japoneses". Figura muito simpática e educada, mostrou-nos o seu espólio fotográfico ao lado de diversos portugueses (entre outros) e participações no Dakar!
Após verificar o problema na porca e no perne, combinou-se voltar lá na manhã seguinte, quando a oficina estivesse aberta, para reconstruir a rosca do perne e tentar substituir a porca. Voltámos ao camping.
Algo agitado pelo desenrolar do dia, comecei a imaginar uma viagem a Morrocos sem pistas... entrei em "parafuso"! Reunidas as hostes, discutiu-se novamente o percurso e efectuaram-se as necessárias alterações à luz das condicionantes existentes... ficou também assente que faríamos a pista entre Zagora e Foum Zguid no dia seguinte, tentaríamos continuar por pista até Tata e depois pernoitaríamos algures entre Akka e Foum-el-Hassan.
Fui para a cama mais tranquilo...

<< anterior próximo >>

Sem comentários: