quinta-feira, agosto 25, 2005

Dia 2: De Fés a Erfoud

Acordámos relativamente cedo, pois esperávamos ainda visitar a concorrida medina de Fés antes da partida para sul. Decidimos arranjar um guia, mais que não fosse para não andarmos "perdidos" horas a fio pela medina, à mercê dos "hábeis" negociantes marroquinos :)
Eram já 10:30 quando nos enfiámos os 5 em dois "Petit Taxi" Uno'05 na companhia de um guia "oficial" marroquino. Após o "habitual" tour pelos principais monumentos da cidade (futuro palácio real incluído)...

...chegámos à principal entrada da medina: a porta azul.

Ao percorrer as vielas labirínticas da medina, carregadas de fortes e contrastantes odores, de fachadas rudemente caiadas, azulejos e lantejoulas reluzentes, cores garridas e rostos sombrios, entre chamamentos de comerciantes e a passividade dos anciãos, entre o aroma a açafrão e o acre da tinturaria, uma cabeça de camelo e um cadeirão de casamento, descobre-se a riqueza duma cultura milenar cujo fascínio outrora somente imaginara...

...por entre cores e odores lá seguimos o guia pelas principais "atrações".
Fica-me gravado na memória o travo azedo dos primeiros minutos na atmosfera da tinturaria...bendito hortelã! ;)

De volta ao Hotel, recolhemos a bagagem já arrumada e rumámos a sul, através de Ifrane (a vila mais "suiça" de Marrocos), atravessando o Médio Atlas em direccção a Er-Rachidia.

Pelo caminho atravessámos a floresta dos cedros, sem ver macacos :), e parámos para petiscar em Midelt.

Acabo eu de tirar a foto anterior e sou solicitado, pelo "gerente" do café (no canto superior esquerdo da foto), a tirar uma em que surja bem visível o nome do café! Fiz-lhe a vontade e aqui está ela:

Como forma de o bajular, adiantei-lhe que a colocaria na internet para que todos pudessem ver o seu estabelecimento. Vai daí e o homem meteu na cabeça que nós éramos "colaboradores" do "Guide Routard" e que seria bastante positivo para a propaganda do estabelecimento se nos bajulasse um pouco...
Não esteve com meias medidas: rapidamente me levou para conhecer o chefe (que por sinal era também o dono da seguradora ao lado na foto) e de seguida foi buscar dois fotógrafos (de gravata!) para tirar fotos "oficiais" da nossa presença no seu espaço!
Eram poses na fachada, abraços na cozinha, cumprimentos na esplanada, enfim...indiscritível!
Não se admirem de passar por Midelt, restaurant Paris, e dar de caras com a uma foto de 5 portugas do "Guide Routard" :D

Após Midelt, a paisagem vai mudando gradualmente de tons mediterrânicos esverdiados para os tons desérticos avermelhados, com o sol a despedir-se já no horizonte...

...e foi já, infelizmente, com noite cerrada que atravessámos as belas gargantas do Ziz. Tocavam as 22:15 quando alcançei Erfoud e o destino final do dia: Hotel Kasbah Xaluca. Outro "monumento" incontornável às portas do Erg Chebbi, já com as dunas a chamar por mim! :)

Cheguei com quase uma hora de avanço sobre o jipe, e fui logo abordado por dois "hermanos" que lá estavam. Um com uma 1200GS e outro num Toyota BJ70 bem preparado. O "hermano" do Toyota estava à 4 dias no Xaluca à espera duma peça para o jipe (directamente de Casablanca :). O outro da GS tinha acabado de começar a fazer as pistas do sul e, "mala suerte", em menos de 10Km arranjou forma de rebentar o pneu traseiro (TKC80)... esteve 2 dias à espera que um marroquino lhe arranjasse um pneu... acabou por pagar 1000Dh por um bridgestone de estrada careca de medidas pouco "bávaras": 130/80R17. O homem estava desolado...não chegava já ter "queimado" as férias no primeiro dia de pistas, senão ainda ser "depenado vivo" por um marroquino que se apercebeu que tinha uma "mina" nas mãos!...
Guardo na memória o olhar ansioso com que se aproximou perguntando se por acaso eu teria trazido um pneu subselente!...oxalá tivesse, teria sido um óptimo companheiro para as pistas :)
Partiu na manhã seguinte, rumo a Espanha...
Após terem chegado os companheiros "enlatados", apressámo-nos a usufruir das facilidades do Xaluca. Após um belíssimo jantar "buffet", recorremos à piscina para aliviar a temperatura que, por volta da meia-noite, rondava os 35º.

Já eram bem depois das 3:00 da manhã quando finalmente recolhemos aos quartos para descansar...e sonhar com o deserto em redor!