sábado, agosto 27, 2005

Dia 4: Pelas Dunas do Erg Chebbi

Alvorada pelas 9:00. Às 10:30 estávamos já de malas feitas e prontos a partir. Finalmente iria começar a percorrer pistas!
Enveredámos pela pista entre Erfoud e Merzouga, cerca de 50Km em piso predominantemente duro e pedregoso, alternado com magníficas passagens de areia e pequenas dunas, não superiores a 2mtrs. A primeira paragem tomou a forma de aula de paleontologia: um simpático berbere mostrou-nos fósseis e algumas das suas obras em pedra...

Fomos recebidos por algumas famílias berberes, cuja hospitalidade retribuimos com algumas oferendas que levávamos conosco, para alegria da criançada :)

Mais adiante, fomos recebidos por um grupo de músicos na aldeia de uma tribo senegalense, Jamelia, que nos presentearam com uma actuação fantástica. Acabámos por adquirir o seu mais recente trabalho discográfico, como forma de reconhecimento. Bastante agradável!

Circunscrevemos o Erg Chebbi, por pistas do Dakar, durante mais algumas horas...


Após reabastecer a montada com "sans plomb", direitinho da pipa para o garrafão e depois para a moto :)...

...seguímos depois viagem em direcção ao Albergue Tombouctou onde descansámos um pouco para a última etapa do dia: 6Km de "carrocel dunar" até ao Oásis onde dormiríamos em Bivouac!
Os 3 "passageiros" do 4X4 seguiram pelas dunas de camelo, enquanto nós estávamos com a pica toda para começar a cavar buracos na areia ;) Era para isso que eu ali estava!
As dunas tinham um aspecto lindíssimo...mais belo do que a fotografia poderá alguma vez retratar. A tonalidade avermelhada, realçada pelo sol posto, conferia ao cenário um aspecto idílico...sentia-me em casa!

Após cerca de 30m extremamente intensos (como o "lusco-fusco"... mas mais demorado :D), consegui transpor a cadeira de dunas que me separava do Oásis...cheguei lá fisicamente exausto. O peso da moto, que até aqui não me havia causado transtorno, é de facto exagerado para brincadeiras nas dunas e, cada vez que a moto perdia inércia, o esforço físico dispendido apenas para a tentar manter em andamento tratou de me deixar de rastos... :S
Só me lembro de um outro momento de exaustão semelhante: o dia em que me estreei, com os meus caríssimos amigos nómadas, nas areias da Comporta! :)

A noite foi passada "na sombra" da grande duna sob as estrelas no deserto, ao ritmo dos djambés e dos gritos berberes, colorido com danças improvisadas por um punhado de seres das mais diversas origens :)


<< anterior próximo >>

Sem comentários: